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Rondonopolis, MATO GROSSO, Brazil
O mar para atravessar, o Universo para descobrir, as pirâmides para medir. Tudo existia menos a trigonometria. Construíram-se triângulos, mediram-se ângulos, fizeram-se cálculos e quem sonharia que à Lua se iria? Flor, fruto... Sucessão da natureza. Dois, quatro... Sucessão de Matemática. Quem gosta de Matemática tem de gostar da Natureza. Quem gosta da Natureza aprenderá a gostar da Matemática. O chá arrefece com o tempo, as plantas florescem com o tempo, a Matemática aprende-se com o tempo, a vida vive-se com o tempo. O que é que não é função do tempo? Eram formas tão perfeitas, que na Matemática já tinham uma equação. A sua beleza e harmonia levaram-nos do plano para o espaço e também ao nosso dia-a-dia. Quanto tempo gastou Arquimedes para desenhar retângulos cada vez de menor base, até chegar à área de uma curva? Arquimedes, Arquimedes, que paciência a tua. mas mostraste ao mundo que a Matemática ensina não a dizer: não sei mas a dizer: ainda não sei. Trigonometria, Álgebra e Geometria, tudo junto para complicar. Mas as relações são tão interessantes que até dá gosto estudar. Matemática para que serves? Para dar força e auto-confiança.

Pesquisas Educacionais

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Educação de Rondonópolis destaque mais uma vez em esfera estadual.

Mais três escolas de Rondonópolis ficaram em destaque em um programa educacional a nível estadual, as escola municipal Firmicio Alves Barreto em primeiro lugar no Ensino Infantil, e as escolas Amélia de Oliveira Silva e a escola Joaquim Nunes Rocha que ficaram em primeiro e segundo lugares respectivamente no nível médio, no programa Construindo a Nação 2010/2011.

O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas, inicialmente do ensino médio e agora com a participação do ensino fundamental e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas. Criado em 2000 o Prêmio durante cinco anos teve a participação de cerca de 650 mil alunos no Estado de São Paulo.

Ampliado a partir de 2006, mediante parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Industria, por iniciativa de seu Conselho Permanente de Responsabilidade Social e operação pelo SESI, o prêmio em 2007 alcançou 12 estados e em 2008 cobrirá 20 estados brasileiros. A meta é ate 2010 todo o Brasil estar participando com o envolvimento de cerca de seis milhões e meio de estudantes.

A iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil ,em conjunto agora com a CNI/SESI é apoiada nos Estados de São Paulo pela Sony Brasil, Fundação Volkwsvagen (também no Rio de Janeiro), Fundação Cásper Líbero, Arno, por sua Casa Gourmet, e Secretarias de Estado da Educação e da Cultura.

O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país.

Parabéns as Escolas pelo desempenho alcançado.

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