George Pólya (1887-1985)
Professor húngaro, teórico do ensino da Matemática
- Tenha interesse por sua matéria.
- Conheça sua matéria.
- Procure ler o semblante dos seus alunos; procure enxergar suas expectativas e suas dificuldades; ponha-se no lugar deles.
- Compreenda que a melhor maneira de aprender alguma coisa é descobri-la você mesmo.
- Dê aos seus alunos não apenas informação, mas know-how, atitudes mentais, o hábito de trabalho metódico.
- Faça-os aprender a dar palpites.
- Faça-os aprender a demonstrar.
- Busque, no problema que está abordando, aspectos que possam ser úteis nos problemas que virão - procure descobrir o modelo que está por trás da presente situação concreta.
- Não desvende o segredo de uma só vez - deixe os alunos darem palpites antes - deixe-os descobrir por si próprios, na medida do possível.
- Sugira; não os faça engolir à força.
Ao formular os mandamentos, ou regras, acima, tive em mente os participantes das minhas classes, professores secundários de Matemática. Entretanto, essas regras se aplicam a qualquer situação de ensino, a qualquer matéria ensinada em qualquer nível. Todavia, o professor de Matemática tem mais e melhores oportunidades de aplicar algumas delas do que o professor de outras matérias.
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