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Rondonopolis, MATO GROSSO, Brazil
O mar para atravessar, o Universo para descobrir, as pirâmides para medir. Tudo existia menos a trigonometria. Construíram-se triângulos, mediram-se ângulos, fizeram-se cálculos e quem sonharia que à Lua se iria? Flor, fruto... Sucessão da natureza. Dois, quatro... Sucessão de Matemática. Quem gosta de Matemática tem de gostar da Natureza. Quem gosta da Natureza aprenderá a gostar da Matemática. O chá arrefece com o tempo, as plantas florescem com o tempo, a Matemática aprende-se com o tempo, a vida vive-se com o tempo. O que é que não é função do tempo? Eram formas tão perfeitas, que na Matemática já tinham uma equação. A sua beleza e harmonia levaram-nos do plano para o espaço e também ao nosso dia-a-dia. Quanto tempo gastou Arquimedes para desenhar retângulos cada vez de menor base, até chegar à área de uma curva? Arquimedes, Arquimedes, que paciência a tua. mas mostraste ao mundo que a Matemática ensina não a dizer: não sei mas a dizer: ainda não sei. Trigonometria, Álgebra e Geometria, tudo junto para complicar. Mas as relações são tão interessantes que até dá gosto estudar. Matemática para que serves? Para dar força e auto-confiança.

Pesquisas Educacionais

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Por que 1/5 DOS ESTUDANTES BRASILEIROS SAI DO COLEGIAL COM MATEMÁTICA DE 4ª SÉRIE?

Folha Online, 13/09/2010

Um quinto dos alunos que terminam o ensino médio no Brasil não sabe em matemática nem o que se espera para um estudante do 5º ano (ou 4ª série) do fundamental. A informação é da reportagem de Antônio Gois publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Ainda de acordo com o texto, apenas 11% têm conhecimento adequado para este nível de ensino na disciplina. No caso dos estudantes com conhecimento abaixo do 5º ano, isso significa que fazem apenas operações básicas como soma e divisão. Ao se depararem com gráficos com mais de uma coluna ou na hora de converter medidas - como quilogramas em gramas - apresentam dificuldades.
Os dados foram obtidos pela Folha a partir da Prova Brasil e do Saeb, exames do Ministério da Educação que avaliam alunos de escolas públicas e particulares em matemática e português. Entre todos os níveis analisados - a prova avalia alunos no 5º e 9º anos do fundamental, além da última série do médio -, o pior desempenho
foi em matemática no 3º ano do antigo colegial.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saber/797838-15-dos-estudantes-brasileiros-sai-do-colegial-com-matematica-de-4-serie.shtml


Mapas hiperbólicos mostram a internet como você nunca viu

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/09/2010

Mapas hiperbólicos mostram a internet como você nunca viu antes
Atlas hiperbólico da internet. O mapa hiperbólico da internet é semelhante a uma rede sintética einsteiniana, vista no segundo mapa, abaixo.[Imagem: Boguna et al./Nature] Coordenadas da internet

Um grupo internacional de cientistas criou uma nova técnica para traçar mapas que mostrem as coordenadas da internet. Para Marián Boguñá e seus colegas da Universidade de Barcelona, os mapas refletem as diferentes conexões que formam a rede, o que permite simplificar os protocolos de transferência de informações usados hoje, sobretudo para aumentar sua eficiência. O mapa hiperbólico é capaz de representar as redes principais que formam a arquitetura da internet, normalmente administradas pelas grandes empresas de telecomunicações ou por provedores. Em vez de usar o espaço euclidiano tradicional, o mapa representa um hemisfério em um plano circular, onde cada elemento é desenhado com dimensões menores conforme se afasta do centro. Assim, nenhum dado ficará fora do espaço hiperbólico, por mais insignificante que seja, porque ele será sempre menor do que a distância que falta para chegar à borda do círculo. Atualmente existem aproximadamente 24.000 sistemas dessa categoria, interligados por cerca de 60.000 conexões, em uma estrutura muito complexa, mas capaz de se auto-organizar. Cada ponto no mapa representa um sistema autônomo. Os maiores contêm até mesmo a identificação da empresa à qual pertencem. Na parte externa está o nome dos países, com um tamanho de letra proporcional ao número de sistemas lá existentes. Cada país está localizado em uma posição média com relação ao número de sistemas autônomos que possui. Como se pode ver, os países com maior número de sistemas mais autônomos são os Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.

Mapas hiperbólicos mostram a internet como você nunca viu antes
Rede sintética no Modelo Einsteiniano. A rede modelada ilustra a conexão entre a geometria hiperbólica e a topologia de redes complexas sem escala. [Imagem: Boguna et al./Nature] Espaço hiperbólico

"Estes mapas foram obtidos a partir de um modelo da rede em um espaço hiperbólico, de modo que, se dois nós estão próximos um do outro neste espaço, é muito mais provável que eles estejam interligados na rede real," explica Boguñá. Por outro lado, "ao comparar as informações dos países onde estão localizados esses sistemas autônomos com as suas coordenadas no mapa, você pode ver que existem comunidades virtuais estreitamente relacionados, que refletem sua situação geopolítica no mundo," acrescenta o pesquisador. Especialistas estimam que o protocolo atual de transferência de informações da Internet pode não suportar outra década na atual taxa de crescimento: 2.400 sistemas autônomos acrescidos à rede a cada ano.

Mapas hiperbólicos mostram a internet como você nunca viu antes
Mapa hiperbólico dos sistemas-chave da internet. O crescimento exponencial do número de pessoas no piso hiperbólico ilustra a expansão exponencial do espaço hiperbólico. Todas as pessoas têm o mesmo tamanho hiperbólico. [Imagem: Boguna et al./Nature] Rede dinâmica

Hoje, para transmitir informações entre dois computadores localizados em sistemas autônomos diferentes, todos os sistemas devem ter informações completas sobre todas as rotas entre todos os possíveis destinatários. Como a Internet é uma rede dinâmica, sempre que ocorre uma mudança, o sistema deve recalcular todas as rotas afetadas por esta mudança, um processo de cálculo que leva cada vez mais tempo. "Com o mapa que criamos, para determinar a melhor rota para as informações, você só tem que conhecer as coordenadas dos vizinhos mais próximos e determinar qual delas minimiza a distância até o ponto de destino," explica Boguñá, que acredita ser viável a adoção dos seus mapas hiperbólicos para a administração real da internet.

Bibliografia:

Sustaining the Internet with hyperbolic mapping
Marián Boguñá, Fragkiskos Papadopoulos, Dmitri Krioukov
Nature
07 September 2010
Vol.: Nature Communications
DOI: 10.1038/ncomms1063

Turma da Mônica-Boas Maneiras com a senhorita Juju

Turma da Mônica em O Corpo Fala

Turma da Mônica em - No país das torneirinhas

Turma da Mônica em: O sumiço de todas as mães (excelente)

Turma da Mônica em: Boas Maneiras

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mapa mundi com detalhes

A originalidade de um mapa-mundi na internet

<http://fmanha.com.br/blogs/blogtech/files/2010/10/Untitled-11.jpg>

O <http://show.mappingworlds.com/world/> Mapping Worlds é um daqueles sites
que merecem destaque nos seus favoritos. Nele você pode encontrar
informações de muitas coisas que estão acontecendo no mundo. Desde questões
demográficas como número de crianças em cada país, até a quantidade de
imigrantes nos locais. O bacana é que o site é bastante confiável porque é
atualizado por organizações idôneas como a Unesco, Unicef e USGS. Por isso,
pode confiar de olho fechado.

Para ver as informações é bem fácil. A quantidade de informação é
impressionante. Dá para descobrir a quantidade de pessoas que morrem de
Aids, por exemplo, ou as religiões predominantes de cada país. E ainda
entender os conflitos de guerra, tipos de energia, nível de educação da
população e até número de jornalistas mortos em coberturas de matérias. Com
certeza esse site pode ajudar muito em pesquisas, trabalhos ou simplesmente
para matar a curiosidade.

http://show.mappingworlds.com//world/

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dia do Professor.flv

Minhoco e Minhoca.flv

Professor:


É aquele que caminha com o tempo, propondo a paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria;

É aquele que estende a mão, inicia o diálogo e caminha para a aventura da vida;

Não é o que ensina a fórmula, as regras, os raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade.

Professor é você que compreende, que estimula, que comunica e que enriquece com sua presença, com seu saber e com sua ternura....


Parabéns, Professor, pelo seu dia!!!

A você, nosso carinho e admiração,

Equipe da Assessoria de Gestão Educacional

Rondonópolis, 15 de outubro de 2010.

- Educar é-

"Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: "Veja!"- e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente..." "E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos."

Rubem Alves

"Já li muitos livros sobre psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação – mas, por mais que me esforce, não consigo me lembrar de qualquer referência à educação do olhar ou à importância do olhar na educação, em qualquer deles."

Rubem Alves

"A primeira tarefa da educação é ensinar a ver... "É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo..." "Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente."

Rubem Alves

"A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades..." "Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido." "Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido." "Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver."

Rubem Alves

"Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento:..." "... a capacidade de se assombrar diante do banal." "Para as crianças, tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra. Coisas que os eruditos não vêem."

Rubem Alves

"Na escola eu aprendi complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos – mas esqueci. Mas nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore... ... ou para o curioso das simetrias das folhas." "Parece que, naquele tempo, as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras que com a realidade para a qual elas apontam." "As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos."

Rubem Alves

"As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos."

Rubem Alves

"Aprendemos palavras para melhorar os olhos." "As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor." "Aprendemos Palavras para melhorar os olhos." O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido."

Rubem Alves

"Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem... O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido."

Rubem Alves

"Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem... "Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente."

Rubem Alves

"São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver. Elas não têm saberes a transmitir. No entanto, elas sabem o essencial da vida." "Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança jamais será sábio."

Rubem Alves

Rubem Alves – Nasceu em 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, Minas Gerais. Mestre em Teologia, Doutor em Filosofia, psicanalista e professor emérito da Unicamp. Tem três filhos e cinco netas.

Poeta, cronista do cotidiano, contador de histórias, um dos mais admirados e respeitados intelectuais do Brasil.

Ama a simplicidade Ama a ociosidade criativa Ama a vida, a beleza e a poesia Amam as coisas que dão alegria Ama a natureza e a reverência pela vida Ama os mistérios Ama a educação como fonte de esperança e transformação Ama todas as pessoas, mas tem um carinho muito especial pelos alunos e professores Ama Deus, mas tem sérios problemas com o que as pessoas pensam e/ou dizem a Seu respeito Ama as crianças e os filósofos – ambos têm algo em comum: Ama, ama, ama, ama... Fazer perguntas Ama, ama, ama, ama... Ama as crianças e os filósofos – ambos têm algo em comum: fazer perguntas "As crianças não têm idéias religiosas, mas têm experiências místicas. Experiência mística não é ver seres de um outro mundo. É ver este mundo iluminado pela beleza."

Rubem Alves

dia do professor

Queridos PROFESSORES. Queridas PROFESSORAS. Este poema de Cora Coralina pode retratar a historia de muitos de nós Educadores, vencedores e capazes de superar todos os dias o que em nossas vidas foi ou é posto e como ela, a Cora, nos diz “Numa ânsia de vida eu abria o vôo nas asas impossíveis do sonho... Minha própria personalidade renovada, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto” e juntos sermos os grandes vencedores de uma Educação Democrática, Inclusiva e Humana. Parabéns PROFESSORES e todo reconhecimento do vosso trabalho. Equipe do CEFAPRO de Rondonópolis.

CORA CORALINA, QUEM É VOCÊ?

Sou mulher como outra qualquer.
Venho do século passado
e trago comigo todas as idades.

Nasci numa rebaixa de serra
Entre serras e morros.
“Longe de todos os lugares”.
Numa cidade de onde levaram
o ouro e deixaram as pedras.

Junto a estas decorreram
a minha infância e adolescência.

Aos meus anseios respondiam
as escarpas agrestes.
E eu fechada dentro
da imensa serrania
que se azulava na distância
longínqua.

Numa ânsia de vida eu abria
O vôo nas asas impossíveis
do sonho.

Venho do século passado.
Pertenço a uma geração
ponte, entre a libertação
dos escravos e o trabalhador livre.
Entre a monarquia caída e a república
que se instalava.

Todo o ranço do passado era presente.
A brutalidade, a incompreensão, a ignorância, o carrancismo.
Os castigos corporais.
Nas casas. Nas escolas.
Nos quartéis e nas roças.
A criança não tinha vez,
Os adultos eram sádicos
aplicavam castigos humilhantes.

Tive uma velha mestra que já
havia ensinado uma geração
antes da minha.
Os métodos de ensino eram
antiquados e aprendi as letras
em livros superados de que
ninguém mais fala.

Nunca os algarismos me
entraram no entendimento.
De certo pela pobreza que marcaria
Para sempre minha vida.
Precisei pouco dos números.

Sendo eu mais doméstica do
que intelectual,
não escrevo jamais de forma
consciente e racionada, e sim
impelida por um impulso incontrolável.
Sendo assim, tenho a
consciência de ser autêntica.

Nasci para escrever, mas, o meio,
o tempo, as criaturas e fatores
outros, contra-marcaram minha vida.

Sou mais doceira e cozinheira
Do que escritora, sendo a culinária
a mais nobre de todas as Artes:
objetiva, concreta, jamais abstrata
a que está ligada à vida e
à saúde humana.

Nunca recebi estímulos familiares para ser literata.
Sempre houve na família, senão uma
hostilidade, pelo menos uma reserva determinada
a essa minha tendência inata.
Talvez, por tudo isso e muito mais,
sinta dentro de mim, no fundo dos meus
reservatórios secretos, um vago desejo de analfabetismo.
Sobrevivi, me recompondo aos
bocados, à dura compreensão dos
rígidos preconceitos do passado.

Preconceitos de classe.
Preconceitos de cor e de família.
Preconceitos econômicos.
Férreos preconceitos sociais.

A escola da vida me suplementou
as deficiências da escola primária
que outras o destino não me deu.

Foi assim que cheguei a este livro
Sem referências a mencionar.

Nenhum primeiro prêmio.
Nenhum segundo lugar.

Nem Menção Honrosa.
Nenhuma Láurea.

Apenas a autenticidade da minha
poesia arrancada aos pedaços
do fundo da minha sensibilidade,
e este anseio:
procuro superar todos os dias
Minha própria personalidade
renovada,
despedaçando dentro de mim
tudo que é velho e morto.

Luta, a palavra vibrante
que levanta os fracos
e determina os fortes.

Quem sentirá a Vida
destas páginas...
Gerações que hão de vir
de gerações que vão nascer.

(Meu Livro de Cordel, p.73 -76, 8°ed, 1998)

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

LIVRO - A HONESTIDADE SEMPRE VENCE

Coleção Você Sabia - FOLCLORE

Coleção Você Sabia - Descobrimento da América

Coleção Você Sabia - Transito

Coleção Você Sabia - Energia

Coleção Você Sabia - Meio Ambiente

Coleção Você Sabia - Eleições

Maneira Lúdica de Ensinar Matemática

Situações Problemas

Familia Gorgonzola

Eleições - Dilmônica e Serralinha - Vídeos - UOL Eleições 2010.flv

Minha Filha Meu Anjo - lucas e Luan

CHARGES-OKÊ - PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA.flv